É papel da escola assumir a responsabilidade de atuar na transformação e no desenvolvimento social do educando, portanto, seus agentes devem empenhar -se na elaboração de uma proposta para a realização desse objetivo.
Dessa forma, definimos a postura de nossa
escola como a de trabalhar no sentido de formar cidadãos conscientes, capazes
de compreender e criticar a realidade, atuando na busca da superação das
desigualdades e do respeito ao ser humano. Na dimensão pedagógica, reside a
intencionalidade da nossa escola, que é a de formar cidadãos participativos,
responsáveis, compromissados, críticos e criativos.
Levando em consideração a realidade
social na qual está insere, o C.E.Bandeira Tribuzzi- CAIC, que atende a alunos
pertencentes à classe média- baixa oriundos da zona urbana e rural, necessita
oferecer um tipo de formação que possa
atender às expectativas das vivências diárias de seus alunos. Entendemos que a escola deve funcionar como
um local de produção e socialização cultural, valorizando os saberes dos alunos
e estimulando a criação de novos saberes, visando ao pleno desenvolvimento dos
mesmos. Nesse contexto, a escola deve formar cidadãos conscientes de seu
papel para com as mudanças sociais, não sendo mero expectador dos desafios
enfrentados no dia a dia, para tanto devem apropriar-se dos conhecimentos
aprendidos na escola para reverter e superar as dificuldades imposta pela
sociedade. Desta forma, o C. E. Bandeira Tribuzzi - CAIC preocupa-se em
proporcionar vivências que instrumentalizam seus educandos a enfrentar os
problemas cotidianos de forma a priorizar a vida e a dignidade humana.
Missão
Oferecer
ensino de excelência à comunidade buscando condições para uma aprendizagem
significativa, atualizada e eficaz que prepare alunos competentes, éticos e com
argumentações sólidas. Tendo em vista os conteúdos apenas como meio para levar
o aluno a desenvolver habilidades harmonicamente desenvolvidas para uma vida de
qualidade com cidadania.
Visão
Ser
mediadora do processo de ensino-aprendizagem, servindo como elo entre
conhecimento e a prática, interagindo na comunidade e fazendo com que esta
reflita qual a sociedade que queremos ter, formando assim cidadãos capazes de
promover transformações que propiciem melhorias na qualidade de vida.
Sabendo que o mundo se
transforma constantemente e o homem é sujeito da própria educação, este deve
contribuir para as mudanças e melhoria no mundo tecnológico, não perdendo de
vista a visão de sociedade onde o homem fará aquisição sistemática do
conhecimento elaborado.
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